Race Control System | Fórmula 1
Conheça o sistema que transformou a maneira de identificar ocorrências na maior competição de velocidade do mundo
Cliente: Fórmula 1
Soluções: Desenvolvimento do software / Avaliação / Implantação e acompanhamento da operação
- O que foi o Race Control System?
- Por que desenvolver o sistema?
- Como foi o desenvolvimento do Race Control System?
- Quais foram os principais destaques do projeto?
O que foi o Race Control System?
Desenvolvido em 2019, o projeto possuía um grande objetivo: facilitar a monitoria de ocorrências durante as provas da Fórmula 1.
Provavelmente você já assistiu a uma corrida de F1 e reparou que tudo acontece muito rápido dentro do circuito. Cada segundo conta ( e muito) para que o piloto alcance as primeiras posições.
E é aí que nós entramos, afinal, nossa missão foi desenvolver um sistema capaz de reportar eventos do controle das corridas, averiguando alertas e dados de forma ágil e eficiente.
Continue lendo para conhecer todos os detalhes do projeto!
Por que desenvolver o sistema?
Inovação, velocidade e tecnologia são palavras que podem descrever bem uma corrida de Fórmula 1. Isso porque estamos falando de um esporte automobilístico que envolve pilotos habilidosos, carros competitivos e designs eficientes. Porém, precisamos acrescentar um novo termo à lista: dados.
Até então, a Fórmula 1 não possuía nenhum sistema que registrasse as ocorrências de pista, como a bandeira amarela (ela indica um perigo na pista. Neste caso, a ultrapassagem é proibida e o piloto deve reduzir a velocidade). Foi identificada a necessidade de trazer um sistema que facilitasse essa coleta de informações com precisão e velocidade.
O Race Control System entrou no lugar dos registros manuais de ocorrências, prática realizada até o surgimento desse projeto. Além disso, sua estreia não poderia acontecer em um local melhor: no GP do Brasil.
A velocidade é uma variável importante para o sucesso da competição. E não estamos falando apenas sobre a potência dos carros dentro do circuito: acessar os dados com agilidade também é fundamental.
Para entender a aplicação do sistema de forma prática, saiba que dentro do controle de prova da corrida existe uma equipe responsável por relatar tudo o que acontece nas provas em tempo real e reportar aos comissários todas as informações que são relevantes.
Ou seja, o Race Control System consolida dados relevantes sobre a corrida de forma acelerada e inovadora!
Quais foram os principais destaques do projeto?
Desenvolvemos um sistema complexo, considerando que estamos falando de um ambiente onde nenhuma falha é permitida;
Em um universo onde a velocidade é a palavra principal, a solução precisava trazer dados rápidos em uma interface “amigável”;
O Grande Prêmio Brasil de Fórmula 1 foi o primeiro a ter essa tecnologia para relatoria de prova.
Qual a importância desse projeto para a Digital Republic?
“A importância desse projeto para a Digital Republic foi usar nosso conhecimento de Internet para outros fins, trazendo uma aplicação de campo, porém, com a mesma sofisticação e visual de um produto web.”Thiago Montini | Founder & CTO na Digital Republic